Não consegue visualizar o email? LEIA NO SITE .


Voltar ao Índice

boletim informativo da vivacity automação industrial - edição 3 - 2012

_________________


Vivacity desenvolve sistema didático avançado para Federal do Rio Grande do Sul

Painel Elétrico do Kit de Programação CLP


Kit CLP da Vivacity, desenvolvido para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, será utilizado no curso de Engenharia de Controle e Automação

Tecnologia, educação e Vivacity parecem estar cada vez mais afinadas. Em mais um projeto de kit didático, dessa vez para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Vivacity desenvolveu um equipamento especial para treinamentos em Controladores Lógicos Programáveis, os famosos CLPs. Com ele, é possível demonstrações práticas de desenvolvimento de controle e sistemas automatizados e redes de comunicações industriais, presentes no ramo da indústria.

A UFRGS – como é conhecida a Universidade, tem seu marco de criação datado de 1950, mas sua história começou no século anterior, mais precisamente no ano de 1895, com a fundação da Escola de Farmácia e Química e, em seguida, da Escola de Engenharia. Cursos que deram inicio ao ensino superior no estado de Porto Alegre. Em 1900, com a fundação das Faculdades de Medicina e Direito, deu-se inicio aos cursos humanísticos no Estado. Em 1934, com a idéia de organizar de forma uniforme e racional o ensino superior do estado, surgiu a Universidade de Porto Alegre. E então chegamos a 1947, quando a Universidade de Porto Alegre, tornou-se a Universidade do Rio Grande do Sul, ao incorporar as Faculdades de Direito e de Odontologia de Pelotas e a Faculdade de Farmácia de Santa Maria. Em dezembro de 1950, a Universidade foi federalizada, passando a ocupar posição de destaque entre as federais do país, sendo a primeira em publicações e a segunda em produção científica.

Imagina a responsabilidade da Vivacity. Criar um equipamento tecnológico para uma das principais federais do país, inclusive no quesito produção científica. E a UFRGS não é grande só de nome e produção. Entre suas unidades, mais de três, a Universidade soma quase 22 milhões de metros quadrados de área. De área edificada são quase 364 mil metros quadrados. De alunos matriculados, entre graduação e pós-graduação, passam dos 50 mil. E para cuidar disso tudo, são mais de 2.500 técnicos administrativos. É uma gigante corporação voltada ao ensino.

Com quase 100 cursos de graduação em sua grade, a UFRGS precisava de um equipamento que ajudasse os professores dos cursos de engenharia a explorar, de forma prática, ensinamentos da área de automação, CLP e redes industriais.

O Kit Didático de Programação CLP é um painel elétrico com CLP em rede de comunicação Ethernet. Diferente dos outros kits produzidos pela Vivacity, este kit é considerado pela empresa um "sistema didático avançado".

Modelo de Rede Industrial

"Neste caso, apesar de didático, o sistema é muito avançado, tanto que nem segue uma arquitetura, digamos assim, básica, como é pedida normalmente pelas instituições de ensino. Esse sistema é o mais próximo possível de um sistema industrial. Ele é um painel industrial com requisitos para ser explorado de forma didática", explica Marcelo Nunes, Diretor Técnico da Vivacity.

O kit pode ser dividido em dois. Primeiro, o conjunto CLP – IHM e os Módulos de Comunicação. Este conjunto tem como principal finalidade efetuar o controle das lógicas realizadas no CLP. Com ele, o aluno é capaz de criar as telas de interface com o operador, efetuando simulações utilizando a IHM. Além disso, o conjunto é capaz de simular e configurar protocolos de comunicação industrial, como ProfibusDP, Modbus e Ethernet.

O segundo conjunto é o de entradas e saídas remotas, que tem como principal objetivo simular a aquisição de sinais para simular processos industriais em conjunto com o CLP. Para facilitar a vida de professores e estudantes, os componentes são encaixados no perfil do painel sem a necessidade de ferramentas, graças à existência de bornes para as entradas e saídas.

Esse sistema didático avançado é composto por duas CPUs, Módulos Remotos – um analógico e outro digital, Interface Homem Máquina (IHM) Touch Screen de 6”, Software, Switch de 8 portas, cabo de programação para controlador e cabos de ligação tipo banana 4 mm.

Todo o equipamento é baseado em tecnologia Schneider, uma das principais fabricantes de tecnologia para automação do mundo. No escopo original do projeto, a ideia era utilizar outro fornecedor. No entanto, confiante na força e qualidade da Schneider, a Vivacity propôs a mudança. Prontamente aceita pelo pessoal da UFRGS.

“A Schneider possui soluções de qualidade para esse tipo de redes industriais, como a ProfibusDP – que é de outro fabricante. Essa solução, com certeza, fornece o melhor do mercado para o Kit de Programação CLP da UFRGS. É realmente um sistema avançado de ensino”, pontua Marcelo.


| índice |


_________________

Criado e editado para a Vivacity por Allameda.Com




AUTOMAÇÃO VIVA - Enews da Vivacity Automação Industrial - Av Eng Luís Carlos Berrini 936, 6° andar - Sao Paulo - (11) 5051-3900
vivacity@vivacity.com.br

OPT-OUT: Para não receber "Automação Viva", responda este email com a palavra CANCELAMENTO no Assunto