e

Não consegue visualizar o email? LEIA NO SITE .


Voltar ao Índice

boletim informativo da vivacity automação industrial - edição 4 - 2012

_________________


Vivacity participa da criação de laboratório de Automação Residencial e Predial em instituto federal de ensino no Rio Grande do Sul

 

Com o fornecimento de 12 kits didáticos para o Instituto Federal Sul-rio-grandense, Vivacity se torna referência no desenvolvimento de equipamentos para suprir a necessidade de instituições de ensino no Brasil

O capital intelectual é a base de formação da Vivacity. É a partir dele, tendo um corpo de engenheiros de altíssima qualidade, que a empresa fornece soluções inteligentes e sob medida para seus clientes. E a grande qualidade dos profissionais da empresa tem origem: universidade e cursos técnicos. É através deles que os futuros profissionais, ainda como alunos, dão os primeiros passos rumo à carreira que escolheram.

E é por prezar o capital intelectual e saber de sua importância para a construção de uma empresa e de uma sociedade melhor, que a Vivacity tem orgulho de investir cada vez mais em projetos de kits didáticos, que tanto ajudam na capacitação de jovens talentos nas instituições de ensino.

E foi com essa mentalidade que a empresa ajudou na criação do laboratório de Automação Residencial e Predial do Curso Técnico em Eletrotécnica do campus Pelotas, no Instituto Federal Sul-rio-grandense. No total, a Vivacity forneceu 12 kits didáticos – seis de Pré-Automação e seis de Automação Residencial.

O laboratório, primeiro do gênero nos institutos federais do Rio Grande do Sul, irá possibilitar a qualificação de professores e alunos na área da automação de residências e prédios, proporcionando conhecimento teórico e prático dos processos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, ou apenas IFSul, como é conhecido, possui sua sede administrativa na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, e é formado por onze campi: Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Sapucaia do Sul, Charqueadas, Passo Fundo, Bagé, Camaquã, Venâncio Aires, Sapiranga (em implementação), Lajeado (em implementação) e Gravataí, além do campus Avançado Santana do Livramento, ligado ao campus Bagé.

A história do Instituto começa em 1917, com a fundação da Escola de Artes e Officios na cidade de Pelotas. Em 1930, as aulas tiveram início após o município assumir as atividades da escola. Com isso, institui-se a Escola Technico Profissional, chamada posteriormente de Instituto Profissional Técnico, e que contava com cursos divididos por grupos de ofícios: Madeira, Metal, Artes Construtivas e Decorativas, Trabalho de couro e Eletro-Chimica. O Instituto durou 10 anos, sendo extinto em 1940. Em seu lugar, nasceu a Escola Técnica de Pelotas – ETP, no ano de 1942.

A Escola foi se modificando e melhorando. Até que em 1959, se tornou autarquia federal e, em 1965, passa a ser denominada Escola Técnica Federal de Pelotas.

Então, em 1996, a Escola Técnica Federal teve sua primeira unidade de ensino descentralizada inaugurada na cidade de Sapucaí do Sul. Com o crescimento, a Escola começou a efetivar sua atuação no nível superior de ensino no ano de 1998. No ano seguinte, após Decreto Presidencial, efetivou-se Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas, ofertando cursos superiores de graduação e pós-graduação.

Em 29 de dezembro de 2008, foi criado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Com uma área construída de quase 49 mil metros quadrados, 58 salas de aula e desenho e uma média de 4 mil alunos por ano, o campus Pelotas do IFSul disponibiliza 11 Cursos Técnicos de Nível Médio, cinco Cursos Superiores de Tecnologia e dois Bacharelados, além de cursos de Pós-graduação, Formação Pedagógica e Educação a Distância.

E entre tantos cursos disponíveis no campus, os alunos do Técnico em Eletrotécnica terão o privilégio de poder contar com um laboratório de altíssima tecnologia, utilizando o que há de mais inovador no mundo da automação.

Todo o layout e infraestrutura foram projetados exclusivamente para o curso, inclusive os kits da Vivacity.

Nesse projeto, a Vivacity utilizou algumas novidades e lançamentos da Schneider, como o botão Wirelles Harmony XB4R, componente que possibilita fazer o acionamento nas entradas do CLP a uma distância de até 100 metros – sem a necessidade de fio.

Além do botão wirelles, os kits possuem uma central inteligente comandada por chamada telefônica, permitindo ao usuário realizar o monitoramente à distância, por exemplo, através de um telefone celular integrado ao CLP – também fornecido no kit.

"Os kits recebem o nome de didático, pois possuem a função de ensinar, mas, na verdade, são ferramentas tão modernas e completas quanto qualquer outra encontrada no mercado de trabalho", explica Rodrigo Cunha, engenheiro da Vivacity.

Após a entrega dos kits, foi realizado um curso de capacitação junto aos professores do Curso, para que conhecessem os equipamentos na prática.


| índice |


_________________

Criado e editado para a Vivacity por Allameda.Com




AUTOMAÇÃO VIVA - Enews da Vivacity Automação Industrial - Av Eng Luís Carlos Berrini 936, 6° andar - Sao Paulo - (11) 5051-3900
vivacity@vivacity.com.br

OPT-OUT: Para não receber "Automação Viva", responda este email com a palavra CANCELAMENTO no Assunto