Busca de Produtos



NOTÍCIAS
15/07/2015
USP de São Carlos inaugura super computador

A Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, inaugurou o cluster computacional Euler, do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). 
 
Adquirido ao custo de R$ 4,5 milhões, o super computador para processamento científico de alto desempenho é o mais rápido instalado em universidades no Estado de São Paulo, de acordo com os coordenadores do projeto.
 
Batizado em homenagem ao matemático e físico suíço Leonhard Paul Euler (1707-1783) – que contribuiu para o avanço científico em diversas áreas, como a teoria dos números, análise matemática aplicada e mecânica de fluidos –, o sistema computacional é composto por 104 computadores ligados em rede de alta velocidade e que são dotados de dois processadores com 20 núcleos de processamento cada computador.
 
Só para ter uma ideia, enquanto um laptop comum é capaz de realizar 10 bilhões de operações matemáticas básicas (como adição, subtração, multiplicação e divisão) por segundo, o supercomputador é capaz de fazer 47 trilhões.
 
O Euler já está sendo utilizado por pesquisadores do ICMC-USP para simulações de refino e combustão de petróleo em parceria com a Petrobras, além de cientistas do Instituto de Estudos Avançados (IEA) do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) em simulações aerodinâmicas.
 
O sistema computacional deverá passar por um upgrade nos próximos dois anos para aumentar o número de processadores. Assim que for feita a atualização, o Euler deverá ser o mais rápido computador instalado em universidades brasileiras e poderá se aproximar dos 500 maiores supercomputadores em operação no mundo.
 
Mais informações em www.cemeai.icmc.usp.br