Busca de Produtos



NOTÍCIAS
17/07/2015
Imagens de materiais em escala nanométrica integram livro de arte

Após integrarem uma exposição artística itinerante, imagens em escala nanométrica produzidas por pesquisadores e técnicos do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP, ilustram o livro Nanoarte: A arte de fazer arte.
 
Fotos dos materiais estudados no CDMF por alunos de graduação e pós-graduação, como ouro, prata, titânio, estanho, chumbo e outros compostos sintetizados no laboratório do CEPID, ganharam interpretações artísticas dos autores do livro.
 
O objetivo, de acordo com Elson Longo da Silva, coordenador do CDMF e autor do texto sobre nanotecnologia que acompanha as imagens do livro, é “estimular uma percepção artística do cientista enquanto contribui para a popularização da ciência da nanotecnologia”.
 
O livro traz mais de 200 fotografias feitas em um microscópio eletrônico de varredura (MEV), capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra, com aparência tridimensional. Os registros são feitos em preto e branco, colorizados em seguida por meio de computação gráfica.
 
As ilustrações são acompanhadas por duas legendas: uma com o nome científico do material e outra com sua interpretação artística.
 
Mais informações em http://goo.gl/Gxut0J