Busca de Produtos



PRODUTOS
Cavitação
Cód. FM-1849-21
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Cavitação. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
Cavitação refere-se à formação de bolhas de vapor em fluidos devido a forte pressão baixa. A unidade montada na Bancada Hidráulica é usada para demonstrar o processo de cavitação. Consiste em um tubo venturi feito de acrílico transparente para permitir uma fácil visualização dentro da secção. Quando a vazão de água aumenta, a pressão no gargalo é reduzida de acordo com a equação de Bernoulli até que a pressão de vapor do líquido seja atingida e pequenas bolhas de vapor se formam e então elas colidem, violentamente, à medida que a pressão sobe novamente; Esse fenômeno é chamado de cavitação. Medidores de Bourdon indicam a pressão da contração, dentro do gargalo e a jusante da contração. As válvulas de controle de fluxo antes e depois da secção de teste permitem ajustar o fluxo e a pressão para que o fenômeno da cavitação possa ser demonstrado.
 
O aparelho é constituído por uma secção de ensaio em forma de Venturi circular/retangular fabricada em acrílico transparente/alumínio usinado de precisão revestida com acrílico transparente para permitir a visualização completa das condições de fluxo dentro da secção. A água entra na secção de ensaio a uma velocidade, relativamente, baixa. À medida que a área da secção de teste se contrai para o gargalo, a velocidade da água aumenta e a pressão estática cai de acordo com a equação de Bernoulli. Se o fluxo de água é aumentado a pressão sub-atmosférica no gargalo faz com que os gases livres e dissolvidos sejam liberados como bolhas no líquido.
 
À medida que o fluxo aumenta, a pressão continua a cair no gargalo até atingir um limite correspondente à pressão de vapor do líquido (a pressão real dependendo da temperatura do líquido). Nesta condição pequenas bolhas de vapor são formadas no líquido. Estas bolhas colidem, violentamente, devido a pressão aumentar novamente na expansão da jusante da secção de teste.
 
Este processo é chamado Cavitação e pode ser considerado como uma das mais destrutivas forças criadas em um sistema líquido - as grandes quantidades de energia liberada resultando em erosão, até mesmo das superfícies mais difíceis de metal em aplicações reais, tais como assentos de válvulas, hélices, lâminas, etc.
 
Qualquer aumento adicional no fluxo de líquido provoca um aumento na Cavitação (a pressão não pode reduzir mais do que a Pressão de Vapor do líquido).
 
A secção de teste incorpora plugues que permitem a pressão estática superior da contração, dentro do gargalo e a jusante da expansão a ser medida. Cada batida é conectada a um medidor de Bourdon da escala apropriada. Uma válvula de controle de fluxo superior da secção de teste permite que o fluxo através da secção seja regulada sem aumentar a pressão estática, permitindo que a cavitação seja claramente demonstrada.
 
Inversamente, uma válvula de controle de fluxo a jusante da secção de teste permite que a pressão estática seja elevada - uma técnica utilizada para impedir que a cavitação ocorra. 
 
O fecho da válvula jusante é restrito para evitar danos à instrumentação. A secção de teste e os medidores Bourdon são montados em uma placa com pés que se localiza na parte superior da Bancada Hidráulica. O acessório inclui os tubos flexíveis necessários e um conector para plugar a saída de água da bancada hidráulica.
 
Experiências
  • Observação do fenômeno de Cavitação em um líquido (reduzindo a pressão do líquido para sua Pressão de Vapor).
  • Comparação da pressão teórica e da pressão real em condições de cavitação. 
  • Observação da liberação de ar devido aos gases livres e dissolvidos em um líquido.
  • Demonstração de redução da cavitação aumentando a pressão estática em um líquido.
Especificações
 
Medidor de pressão de fluxo ascendente: Faixa 0 ~ 1 ou 4Bar
Medidor de vácuo do gargalo: Faixa -1 a 0Bar
Medidor de pressão a jusante: Faixa 0 ~ 1 ou 4Bar